5 motivos para morar nos Estados Unidos

23:06 24 Comments A+ a-

Muita gente me pergunta o porquê da minha escolha de morar Estados Unidos e não algum país da Europa ou Canadá, por exemplo. Nesse post vou explicar o que tem nesse lugar que me convenceu a querer deixar o Brasil para ter uma vida nova.

I-love-USA-NY-coração-New-York-EUA-Estados Unidos-nova-coração-nova-york-NY-USA-EUA-Estados Unidos-new
Quem nunca sonhou conhecer Nova York?

Antes de tudo gostaria de deixar uma coisa bem clara: Eu amo o Brasil!

Os problemas dessa nação me entristecem e me "obrigam" a realizar essa mudança. Talvez ao fim desse post você me entenda melhor.


Hoje vou citar alguns pontos positivos, é claro que existem diversos pontos negativos, mas quando são colocados na balança são "suportáveis", no entanto esse é um assunto para um outro post [e podem ter certeza que vai ser]. 

Então sem mais delongas, vamos aos fatos!


1. QUALIDADE DE VIDA

Talvez o mito "quem vai para os Estados Unidos fica rico" já não esteja mais tão presente na nossa sociedade, mas uma coisa não se pode negar, a qualidade de vida nos EUA é infinitamente superior a do Brasil. 

Tudo começa pelos bons salários, o mínimo por lei de lá é de US$7,25 por hora, porém diferentemente do Brasil cada estado tem a autonomia de definir esse valor (não podendo ser menor que o mínimo estipulado), então alguns lugares tem o salário mínimo maior, como por exemplo na Califórnia que é de US$9 por hora trabalhada.

Agora vamos fazer uma continha simples. Considerando o valor de US$7,25 e trabalhando um total de 8 horas diárias temos: 7,25 x 8 = US$58 por dia trabalhado, como lá as pessoas recebem por semana, ao final de 5 dias o valor recebido será de US$290. Considerando 4 semanas, por mês o salário mínimo será US$1160! Lembrando que é muito difícil alguém receber salário mínimo, normalmente ganha-se mais e as jornadas de trabalho (tanto em horas como em dias) costuma ser maior.

dólar-dinheiro-salário-américa-USA-EUA-Estados Unidos
Dólar


Além dos bons salários, o custo de vida é baixo. Você já imaginou comprar um carro por US$1.000? Nos Estados Unidos isso é possível! No Craigslist, você pode encontrar preços de diversas coisas em todas as regiões dos EUA, escolha o lugar e procure pela opção "cars + trucks" e veja os carros que você consegue comprar com muito pouco dinheiro. 

Mas o preço baixo não se restringe aos carros, alguns outros exemplos: Refrigerante por US$0,50, cafeteira por US$13, Playstation 3 por US$200, TV de 32" por US$200, e por aí vai... Aconselho a entrar no site do Walmart americano para pode ver melhor essa diferença de preços.

Você ganha bem e tudo é barato, e isso resulta numa qualidade de vida sensacional, te proporcionando coisas que você nunca poderia usufruir ganhando os míseros R$788 do salário mínimo brasileiro.


2. SEGURANÇA

Talvez esse seja o maior motivo para essa minha mudança, segurança! Vou contar um caso que aconteceu comigo há um tempinho atrás. Eu e um amigo voltávamos de Jacareí de ônibus num sábado à noite. Durante a viagem cochilei, e acordei com três bandidos armados com facas e ameaçando a mim e as demais pessoas [4] no ônibus. Foram mais ou menos 30 minutos vivendo aquela situação de refém, e no final fiquei sem a maioria dos meus pertences e roupas, e com uma enorme cicatriz na memória.

Isso porque já havia escapado uma vez, em meados de 2005 minha casa foi assaltada enquanto eu e minha família estávamos numa reunião da escola. Detalhe: Resolvi ir para a reunião 5 minutos antes de sairmos, ou seja, era pra eu estar em casa.
casa-típica-americana-EUA-USA- Estados Unidos
Típica Casa Americana

Quem mora no Brasil sabe que a sensação de insegurança é constante, e ver casas sem muros, cercas ou portões parece uma realidade utópica pra quem está tão acostumado a se proteger de todas as formas da violência. 

Existe um site que mostra no mapa onde mora quem já cometeu algum crime nos Estados Unidos, o Crime Reports. Então se o cidadão faz alguma coisa errada, vai pra esse site e todo mundo consegue ver a cara do elemento, o nome, endereço e o crime cometido, o que acaba sendo mais um motivo para que não façam nada de errado.

Só pra exemplificar, procure pela cidade de Stafford na Virginia, e vejam que aparece um ou outro íconezinho, portanto, é um lugar muito seguro. Mas também tem lugares ruins, procure por Newark em New Jersey... Muitos pontinhos, muitos crimes. Agora só uma curiosidade, Newark é o lugar fora do Brasil com o maior número de brasileiros, coincidência? Talvez não seja à toa que seja chamada de "Trash of America", o lixo da América. 

  

3. EDUCAÇÃO DAS PESSOAS

Contrariando o que muita gente pensa, o povo americano é extremamente educado. Atitudes simples do dia-a-dia demonstram isso, quando um pedestre pisa na faixa, imediatamente os veículos param e dão a preferência; um bom dia ao encontrar alguém desconhecido; diminuir a velocidade quando há poças d'água na rua para não molhar os pedestres; são exemplos de condutas adotadas pelos norte americanos.

"Ahh, mas no Brasil também tem gente assim", sim, no Brasil também tem gente assim, assim como nos Estados Unidos existe gente muito mal educada. Agora eu te pergunto, essa educação toda, é geral, ou uma pequena parte da população brasileira é assim? 


4. OPORTUNIDADE NÃO FALTA

Pra quem não tem medo da luta oportunidade de emprego não falta. Trabalha-se muito, as férias são muito menores do que as do Brasil, e em muitos empregos a quantidade de horas trabalhadas por dia é maior, porém como a economia do país é umas das melhores do mundo, mesmo em tempos de crise a demanda existe.

jornal-vagas-emprego-estados-unidos-usa-eua
Há vagas!


5. LEIS QUE FUNCIONAM

Todo mundo sabe que o Brasil é um país onde as leis não são respeitadas como deveriam ser, a pessoa que tem poder econômico ou político é tratada e age como se estivesse acima da lei. E até mesmo um criminoso "comum", que rouba, estupra e mata, não é punido como deveria ser. Ou seja, a justiça no Brasil é falha! 

Nos Estados Unidos as coisas são um pouco diferentes, a justiça funciona melhor. E não é só nesses casos mais graves, até nas coisas mais simples, como a pessoa que joga lixo na rua, que é punida e paga multa. Isso permite uma ordem social muito maior, trazendo mais tranquilidade para os moradores.



Esses são só alguns dos motivos que me fazem ter certeza de que os Estados Unidos é o meu lugar. Com o tempo vocês vão vendo aqui no blog mais coisas que certamente irão mudar sua cabeça, e ver que nosso país está muito, mas muito atrasado em relação as grandes nações do mundo.


Você concorda com os pontos que eu citei aqui? Tem vontade também de ir para os Estados Unidos? Deixe seu comentário!


24 comentários

Write comentários
Matheus Sousa
AUTHOR
13 de outubro de 2013 às 05:58 delete

cara muito bom, continue com seu blog , ja está nos meus favoritos ^^

Reply
avatar
13 de outubro de 2013 às 07:32 delete

Obrigado cara, sou portugues mas sou menor quando puder vou para os eua

Reply
avatar
13 de outubro de 2013 às 13:21 delete

É isso aí, foco no objetivo que vai dar tudo certo. Muito obrigado por acompanhar meu blog, cara!

Reply
avatar
13 de outubro de 2013 às 13:24 delete

Valeu irmão, fico muito feliz de saber que está gostando do blog, e pode deixar que vou continuar postando coisas legais pra gente.

Grande abraço!!

Reply
avatar
18 de outubro de 2013 às 09:00 delete

gostei muito do seu blog, meu marido tem um sonho de ir para la quem sabe um dia parabens!!!!

Reply
avatar
21 de outubro de 2013 às 14:01 delete

Muito obrigado por acompanhar o blog narella! Fico feliz por estar gostando, e pode ter certeza que seu marido vai realizar o sonho dele, e vai te levar junto! :D

Reply
avatar
Renan Magno
AUTHOR
26 de novembro de 2013 às 13:04 delete

Mto bom meu amigo...moro junto com uma americana ela mora no Brasil...como ir para os EUA legalmente ...eu haha ...pq ela tem dupla cidadania...

Reply
avatar
29 de novembro de 2013 às 21:47 delete

Enviei a resposta completa na sua outra pergunta. Segue o link: http://oprojetoamerica.blogspot.com.br/2013/11/como-tirar-visto-de-turista-estados-unidos.html?showComment=1385768687870#c2036490608069059795

Grande abraço, amigo!

Reply
avatar
Ricardo Kendi
AUTHOR
6 de dezembro de 2013 às 01:13 delete

Parabéns Pancioni, realmente esta fazendo um ótimo trabalho, me convenceu a ir aos EUA algum dia... Quem sabe, quando tiver essa oportunidade não nos encontramos por lá!!

Abraço brother!

Reply
avatar
Angie
AUTHOR
8 de janeiro de 2014 às 14:26 delete

Bom dia. Meu sonho é morar nos EUA, mas não sei como. Sou advogada, tenho 2 filhas pré-adolescentes. Como você conseguiu?

Reply
avatar
Denison Piaia
AUTHOR
13 de março de 2014 às 15:24 delete

Já a algum tempo ando com a pensando seriamente em ir para os Estados Unidos, porém minha situação é diferentes de vocês mais jovens, eu tenho 50 anos e uma família para cuidar.
Tenho condições para comprar uma boa casa lá e ainda me sobra para investir/ou se manter por um tempo. Porém minha preocupação é com emprego. sou analista de sistema e proprietário de uma software house a 26 anos.
Será que o mercado contratam pessoas com minha idade? será que a área de informática poderia me absorver?
Minha esposa é artesã e faz muitas coisas com tecido, será que tem mercado?
Se alguém puder me acrescentar informações eu agradeço pois não aguento mais a situção caótica que este brasil esta (brasil minusculo mesmo).
Abraço

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de março de 2014 às 11:05 delete

Olá poderia me passar seu e-mail??? Gostei muito do seu blog e tem me ajudado muito, mas tenho muitas duvidas...poderia me ajudar...por favoorrrrr!!!rss
Obrigada
Me chamo Milene e meu e-mail é milenenic@hotmail.com

Reply
avatar
21 de março de 2014 às 14:04 delete

Milene, meu e-mail é: andreepancioni2@gmail.com
ficarei muito feliz em te ajudar! :D

Reply
avatar
Hailton Sousa
AUTHOR
1 de abril de 2014 às 23:22 delete

É irmão você tem toda razão o Brasil não é um país bom de se viver, por causa dos bandidos que estão á solta os bandidos que me refiro são os políticos porque se eles fossem justos e verdadeiros o Brasil seria um bom país pra se viver, começando pela educação, saúde, empregos, etc, e como nós vive em uma grande misera por causa deles não tem como esse país seguir em frente, mas eu tenho vontade de morar nos EUA mas o problema é que nem todo mundo nasce nas melhores condições que é no meu caso não estou reclamando da minha família amo ela, só não queria ter nascido em um país que não da oportunidades pra quem quer crescer na vida, e isso é a diferença entre as sociedade quem é rico é tratado bem, é bem recebido em qualquer lugar, mas quem é pobre mesmo sendo humilde educado já não digo o mesmo, mas gostei do seu blog é bacana, que Deus te ilumine.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de maio de 2014 às 15:12 delete

O canada eh a mesma coisa.. so q o salario minimo eh maior, 10,25 dollares a hora!

Reply
avatar
4 de maio de 2014 às 23:27 delete

Meu amigo gostei da sua pagina, pois bem tenho muita vontade de ir embora do brasil situação aqui cada dia pior e o PT de Dilma e Lula acabando com o Pais.
Sou casado e tenho uma filha de 13 anos tenho um imóvel quitado que vale entre 500 e 600 mil penso em vender e comprar uma casa ai e investir em alguma coisa o que você pode me indicar tenho visto algumas casas em Orlando vale a pena outra coisa eu comprando casa ai eu tenho passagem livre ou só como turista ter casa favorece alguma coisa ou não e emprego como esta a situação da pra confiar
penso muito na minha filha de 13 anos.
Desde ja agradeço.Paulo Sergio

Reply
avatar
11 de julho de 2014 às 18:31 delete

Infelizmente essa é a realidade do nosso país... Mas não desacredita do seu sonho não, a vida hoje pode estar difícil, mas traça sua meta e corre atrás que Deus vai iluminar seu caminho. Basta ter determinação e acreditar!

Muito obrigado por acompanhar o blog, e fica a vontade pra comentar, perguntar, criticar, o que for. O Projeto América é de todos nós!

Abraço.

Reply
avatar
11 de julho de 2014 às 18:33 delete

Sim, porém o dólar canadense vale menos que o dólar americano. Os dois países são muito bons, Canadá também é uma ótima escolha!

Reply
avatar
11 de julho de 2014 às 18:54 delete

Olá, Paulo Sérgio! Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora, mas vamos a sua pergunta.

Então Paulo, foi como eu disse para a Angie e para o Denison ali em cima, você precisa pensar muito bem pra tomar essa decisão, pois tem a sua filha que depende de você.

O ideal é, se possível, você ir sozinho primeiro e passar uns meses, sentir a realidade, e ver se sua família se adaptaria. Para aí sim, considerar a possibilidade de levar todo mundo. Porque imagina se você vende sua casa, vai para os Estados Unidos, não de adapta ao ambiente, não consegue emprego, começar a gastar o dinheiro, e decide voltar, tendo que recomeçar sua vida praticamente do zero no Brasil?

Emprego é muito difícil arrumar na sua área, e você precisaria de um visto de trabalho, que é complicadíssimo dependendo da área. Subemprego não vai faltar, mas você está disposto a deixar o Brasil para se sujeitar a esse tipo de emprego nos Estados Unidos?

E você comprar uma casa não te dá passe livre no país.

Por isso eu repito, pensa muito bem antes de tomar a decisão de largar tudo e ir. Visita, conhece o país, a cultura, o modo de viver dos americanos, e quando tiver certeza que as coisas podem dar certo, você embarca.
Não quero te desestimular, só quero deixar bem claro que não é tão simples.

Agradeço muito por você acompanhar o blog, e fique a vontade pra fazer qualquer tipo de comentário, pergunta, crítica, e etc.
Boa sorte e pode contar comigo para o que precisar!

Grande abraço.

Reply
avatar
Rafael Mello
AUTHOR
20 de outubro de 2014 às 22:39 delete

cara , em 20 minutos de texto , você me convenceu a quando eu estiver maior morar no USA , Tenho 15 anos , e tava fazendo uma pesquiza sobre paises onde se é digno de viver , Pos bem , continue com seu Blog , Pretendo fazer um blog quando eu estiver mais velho , e postar q um dia li uma postagem em um blog que me fez mudar de vida ! Obg !

Reply
avatar
27 de outubro de 2014 às 16:37 delete

Poxa, fico muito feliz quando vejo comentários como o seu, me dá forças para continuar, muito obrigado mesmo! E cara, aproveita que você é novo, pega firme no inglês, e vai estudando sobre o país (acompanhando o blog vai aprender bastante coisa interessante), e quando você se sentir preparado, vai fundo que não irá se arrepender.
Pode contar comigo para o que precisar!
Abração!

Reply
avatar
27 de outubro de 2014 às 16:39 delete

Muito obrigado, Cristiana! Fico feliz que tenha gostado.

Reply
avatar
xxxx
AUTHOR
29 de janeiro de 2016 às 18:53 delete

Ualll. ..adorei...meu somho....é estar...ai..

Reply
avatar